Dúvidas frequentes



Deixarei aqui um série de resposta com base nas dúvidas das pessoas.



Em dias nublados ou chuvosos funciona?

Sim funciona, lógico, com menos intensidade devido não estar com a irradiação 100%, porém essa previsão já consta no dimensionamento do projeto e não afeta a média da geração do ano, pois temos inverno e verão.

Se acabar a luz da rua, vou ter energia?

Não. Isso porque por questões de segurança para o técnico da concessionária que irá realizar a manutenção. É obrigatório o inversor desligar, para não mandar corrente para a rede. Os módulos estarão gerando energia, mas o inversor não. Caso tenha interesse em ter energia mesmo acabando da rua, é preciso adquirir uma energia solar hibrida, com baterias de backup. Nesse caso é uma outra tecnologia, mudando o inversor.

Vou zerar a fatura da Copel?

Não, o governo federal cobra um imposto dos créditos resgatados da geração, chamado de fio "B". Mas é uma cobrança relativa baixa pelo economia gerada.

Quanto tempo dura o meu sistema de energia solar?

Em geral, os painéis solares são muito duráveis e capazes de resistir a neve, vento e granizo. Os vários componentes do sistema de energia solar precisarão ser substituídos em momentos diferentes, mas o sistema deve continuar gerando eletricidade por 25 a 35 anos.

O que acontece se eu vender minha casa solar?

Se você é dono do seu sistema de energia solar, sua casa solar será vendida a um prêmio: Estudos mostraram que a energia solar aumenta os valores das propriedades.

As placas solares de maior potência são melhores que as de menor?

MITO. Na verdade o que importa é a soma total do projeto independente de qual seja a potência do módulo.
Digamos que você precisa para um consumo de 1000 kW/h mês, que da uma potência de 8.8 kWp aproximadamente para a região de Curitiba.

Exemplo: 8.8 kWp/545 W = 16 "placas" ou 8.8 kWp/450W = 20 "placas".

Existem módulos monofaciais e bifaciais e vai depender do tipo de instalação. Para telhados comuns, é recomendado monofaciais e para laje ou solo, é recomendado os bifaciais, pois ganhará uma geração extra por conta do reflexo do piso.

Energia solar funciona a noite?

O sistema de energia solar não produz energia durante a noite e, nesses períodos, a sua casa ou empresa é atendida pela energia da distribuidora. Durante as horas do dia, o seu sistema segue produzindo energia e todo o excedente (o que não foi consumido) é injetado na rede, emprestado para a distribuidora e convertido em créditos para você. Ao final de cada mês, os créditos são automaticamente utilizados para compensar a energia consumida durante a noite, o que proporciona uma economia de até 90% na conta de luz.

Posso instalar as baterias depois ou precisa ser junto com o inversor?

Sim, porém o inversor precisa ser o especifico o modelo hibrido, caso contrario não tem a função de backup.

Posso ter a função backup e carregar veicular juntos?

Não pode, ou escolhe o inversor com carregador ou escolhe o inversor com bateria, e no momento não temos os 2 juntos.

O governo "taxou a energia solar"?

A lei 14300, foi para dar segurança para o setor, pois antes não tinha regulamentação e algumas concessionárias cobrava por taxa mínima de disponibilidade 50kw bifásico e 100 kW o trifásico gastando ou não.

Isso deixou de ser cobrado e passou a se chamar fio "B", ou seja, só é cobrado quando resgata os créditos noturnos, pois estará usando a energia da rede.

Posso usar a bateria de backup para não ter o custo do fio "B" no resgate desses créditos?

Sim, os excedente que iria para rede, será desviada para as baterias, no qual poderá descarregar todas as noites. Isso evita de ter custo com os resgates dos créditos, pois não ira usar a rede ou parte dela.

Funciona chuveiro ou ar condicionado pela bateria?

Depende do inversor, mas será cargas essenciais tipo geladeira, tomadas com equipamentos de baixa potência de pico e consumo assim como iluminação em geral, porém, o limitador será o inversor.
Exemplo.
Se o inversor for de 3,8 kW, logo a potência máximo de consumo será de 3,8 kW, se o inversor for de 9,2 kW, logo a potência de consumo será de 9,2 kW, ou seja, para esse último um chuveiro de 5 ou 7 kW irá funcionar.

Fazem seguro em usinas que outras empresas instalaram?

Depende, precisamos avaliar como está a usina e enviaremos os dados para a seguradora analisar, talvez será necessário fazer ajustes ou retrofit.




Ficou com alguma dúvida?


Entre em contato e saiba mais: www.auttovision.com


Postagens mais visitadas deste blog

Riscos da energia solar